Musicoterapia

Musicoterapia é o uso profissional da música e dos seus elementos como intervenção em contextos médicos, educativos e sociais, em indivíduos, grupos, famílias ou comunidades, que procuram melhorar a sua qualidade de vida e o seu bem-estar físico, social, comunicativo, emocional, intelectual e espiritual. A investigação, a prática, a educação e a formação clínica em Musicoterapia são baseadas em critérios profissionais estruturados conforme os contextos políticos, sociais e culturais. World Federation of Music Therapy – WFMT

Reconhecimento da Profissão do Musicoterapeuta em Portugal

Musicoterapia

A música tem a capacidade de alterar estados de espírito e potenciar a reabilitação de pessoas com problemas neurológicos e emocionais, ajudando a devolvê-las à sociedade e à vida activa onde ainda terão muito para oferecer.

Trabalho com pessoas afectadas por Acidente Vascular Cerebral, Alzheimer ou Parkinson, bem como indivíduos com autismo, hiperactividade, problemas de atenção ou comportamento, entre outros.

Genericamente, a musicoterapia, ajuda o indivíduo na interacção social e expressão de sentimentos e emoções. Treinamos competências como a memória, atenção e percepção, desenvolvimento da fala, da linguagem e da comunicação, estimulação de movimento e postura corporal correctas, controlo de impulsividade, redução de tensão e ansiedade, entre outras.

O que é musicoterapia e a quem se destina

Em Portugal, a entidade responsável pela certificação de musicoterapeutas é a Associação Portuguesa de Musicoterapia.

A musicoterapia é uma intervenção clínica na qual o terapeuta ajuda o indivíduo a promover a sua saúde através de experiências musicais.

Esta terapia destina-se a todos os indivíduos (crianças, jovens, adultos e idosos). O objectivo das sessões de musicoterapia não é a aprendizagem de um instrumento mas a utilização da música com fins terapêuticos, de acordo com os objectivos definidos para cada pessoa. Não é, por isso, necessário saber tocar um instrumento ou ter qualquer formação musical para beneficiar da intervenção musicoterapêutica.

As sessões podem ser individuais ou em grupo (mínimo três). Nelas são utilizadas actividades musicais centradas no potencial, necessidades  e preferências (musicais e sonoras) de cada indivíduo. Uma sessão pode ter entre 30 a 45 minutos.

Quem é o musicoterapeuta
O musicoterapeuta é um terapeuta com formação específica, prática clínica e supervisão em musicoterapia. O seu principal objectivo é facilitar o desenvolvimento e o funcionamento do indivíduo, colaborando e participando na experiência e vivência que advém da relação e das actividades musicais. Para tal, avalia o bem-estar físico e emocional, o funcionamento social, e as competências comunicacionais, cognitivas e motoras da pessoa através das suas respostas musicais. Nas sessões são utilizados diversos métodos e técnicas, como a improvisação sonoro-musical, audição receptiva, escrita de canções, discussão lírica, musical e imaginária, prática musical e aprendizagem através da música.
Sessões

Tarifa por sessão individual: 30€

Local: Lisboa

Planeamento flexível conforme a disponibilidade do paciente

Duração: 30 a 45 min

[+351] 966 746 153

 

 

musicoterapia@paularosado.com

Dissertação do Mestrado
UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA
Na senda da neuroplasticidade: musicoterapia aplicada à
reabilitação neurológica